Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:
A rua Monte Roraima, no bairro Vila Nova, na sede do município de Pacaraima, localizada na fronteira do Brasil com a Venezuela, no Norte do Estado de Roraima, foi mais uma vez palco do momento cívico na manhã de sábado, 7 de setembro, o qual celebra a Independência do Brasil.
🇧🇷Famílias, autoridades, escolas, igrejas, cooperativas, associações, secretarias municipais, câmara municipal, academias e forças militares marcaram presença no evento.
O prefeito Juliano Torquato (PRB), acompanhou os desfiles. E fez o seguinte discurso: “Bom dia a todas e a todos os presentes!
Mais uma vez estamos aqui para comemorarmos a independência do nosso pais que hoje, completa os 197 anos. Foi nesse dia, em 1822 que Dom Pedro I tornou nosso país independente com a lendária frase: Independência ou Morte!
Esse dia tem uma importância histórica pois a partir dessa data nossa nação se tornou independente e autônoma em suas decisões e organização interna.
Por ser uma data histórica oficial de grande relevância, o Hino da Independência também é entoado nesse dia. Em uma das estrofes ele diz “Parabéns, ó brasileiro Já com garbo varonil, Do universo entre as nações, Resplandece a do Brasil” que ressalta o orgulho do país ser uma nação de fato, independente.
Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela pratica e ensina em seu dia-a-dia valores, costumes e conhecimentos que levam o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, nossas escolas desenvolvem projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também, ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses conhecimentos à comunidade, como forma de enriquecimento cultural e intelectual.
Dessa forma, comemorar a data 7 de setembro não é só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar, mas antes, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno cresça em conhecimentos e valores.
Todos nós devemos comemorar a “Independência do Brasil”, pois assim valorizamos o nosso país desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história sob olhares críticos e construtores das famílias, das cidades, dos estados e de todos. Grato pela presença.”
Também agradeceu o esforço de cada entidade envolvida na organização do importante evento.
Confira a lista dos participantes do ato cívico:
-PREFEITURA DE PACARAIMA;
-CÂMARA MUNICIPAL DE PACARAIMA;
-SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO - SEMECD;
-CRECHE MUNICIPAL JESSYCA CHRISTINE CARVALHO DA CRUZ;
-ESCOLA MUNICIPAL ALCIDES DA CONCEIÇÃO LIMA;
-ESCOLA MUNICIPAL CASIMIRO DE ABREU;
-COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO CÍCERO VIEIRA NETO;
-SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEMAS;
-SECRETARIA DE SAÚDE;
-ASSOCIAÇÃO CANARINHOS DOS IMIGRANTES;
-MAÇONARIA;
-HOSPITAL DÉLIO DE OLIVEIRA TUPINAMBÁ - H.D.O.T.;
-CENTRO TÉCNICO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CETEP;
-CENTRO DE EDUCAÇÃO TÉCNICO E ESPECIALIZADO DO ESTADO DE RORAIMA - CETERR;
-ACADEMIA PACARAIMA DE JIU-JITSU (TIGRÃO);
-ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO SUAPI;
-JIU-JITSU PARA TODOS (SOMBRA);
-ESCOLINHA DE FUTSAL REAL PACARAIMA;
-CLUBE DE MÃES DE PACARAIMA;
-POLÍCIA MILITAR;
-FORÇA NACIONAL;
-SERVIÇO DE ANTEDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU;
-SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO;
-DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTE;
-CORPO DE BOMBEIROS;
-COOMPAC (MOTO TAXI);
-COOMOTAP (MOTO TAXI);
-COOTAXIPAC;
-EXÉRCITO BRASILEIRO - 3º PELOTÃO ESPECIAL DE FRONTEIRA.
#PrefeituradePacaraima
LEIA TAMBÉM