Prefeitura de Pacaraima

VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL: COLETA DE ÁGUA NAS COMUNIDADES INDÍGENAS QUE SÃO CONTEMPLADAS COM O PROJETO SALTA-Z

Publicado em: 10/06/2022

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, por meio da equipe de Vigilância Sanitária em conjunto com a Vigilância Ambiental Municipal, realizou entre os dias 07 e 09 de junho, coletas de água nas comunidades indígenas que são contempladas com o Projeto Salta-Z. A Visa Municipal realizará mensalmente o monitoramento, controle e supervisão dos projetos de cada comunidade.

A ação tem como objetivo, inibir os possíveis riscos de contaminação da água de forma que a água que chegue às torneiras de cada projeto seja própria para consumo humano. Essas amostras são encaminhadas para o LACEN-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), que após os ensaios das amostras, os resultados são repassados para a Vigilância Sanitária Municipal.

As coletas são realizadas nas seguintes comunidades: Canta Galo, Sorocaima I, Sorocaima II, Surumu, Santa Rosa, Kauwê, Bananal, Guariba, Samã, Arai, Ingaarumã e Nova Esperança.

O Projeto Salta-Z é uma solução de tratamento de água desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e voltada para o atendimento de pequenas comunidades, as quais não possuem acesso à água potável, onde a água bruta disponível apresenta teores de ferro, manganês ou turbidez elevados.

#PraFazerMuitoMais

#SEMSA