O município de Pacaraima, com seus 920 m de altitude, é considerado como o município mais alto do estado de Roraima e de toda a Região Norte do Brasil.

Localidades principais

A única localidade não-indígena do município é a própria sede. Segue sua população segundo o Censo de 2010.

  • 4.514 habitantes - Pacaraima (sede)

Hidrografia

  • Rio Cotingo
  • Rio Parimé
  • Rio Surumu

Vegetação

Cobertura vegetal: savana estépica (parque e arbórea densa).

Relevo

Savana de superfície plana (50%), relevo ondulado (40%) e elevações isoladas (10%).

Clima

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período entre 1961 e 2014, a menor temperatura já registrada em Pacaraima foi de 2 °C em 23 de abril de 1978, e a maior atingiu 38 °C em 14 de dezembro de 1994.

Temperatura média anual: 15 °C

Solo

  1. Solos litólicos
  2. Podzólicos vermelho-amarelos
  3. Planossolo
  4. Afloramento rochoso
  5. Laterita hidromórfica
  6. Latossolo amarelo
  7. Solos hidromórfico cinzentos

Infraestrutura urbana

O acesso à cidade de Pacaraima se dá pela rodovia BR-174, que está pavimentada e com bom estado de conservação. A distância até Boa Vista é de cerca de 220 quilômetros. Há um serviço regular de ônibus disponível para o município a partir de Boa Vista. Há ainda serviços de motoristas autônomos que fazem o percurso. Pacaraima está conectada à rede elétrica estadual, com energia proveniente de Macágua, na Venezuela.

Turismo

A sede do município de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, está cravada numa região de vales cercado por montanhas e serras. A região de temperatura serrana é uma das mais mais amenas de Roraima. Os próprios índios administram alguns serviços turísticos prestados aos visitantes. Alguns atrativos:

Festas tradicionais

  • Micaraima – Primeiro final de semana após o carnaval.

Pontos turísticos

  • Trilha da Nova Esperança – Localizado dentro da reserva indígena de São Marcos, possuindo uma grande diversidade de fauna e flora. O acesso exige autorização da Funai.
  • Sítio Arqueológico da Pedra Pintada – Local de grande riqueza arqueológica, com inscrições rupestres e muitas curiosidades. Acesso pelas rodovias BR-174 e RR-400.

Consulte Pedidos que já foram respondidos

Milhares de solicitações e respostas estão disponíveis para pesquisa

Visualizar