REALIZADA NA TERÇA-FEIRA (15/10) UMA AÇÃO COMUNITÁRIA CONJUNTA DA PREFEITURA DE PACARAIMA ATRAVÉS DA SEMAS E DA SEMSA NA COMUNIDADE INDÍGENA DO BANANAL
17 DE OUTUBRO DE 2019

A Prefeitura de Pacaraima por meio da Secretaria de Assistência Social – Semas e da Secretaria Municipal de Saúde - Semsa realizou na terça-feira, 15/10, de 8h30 até 16h, uma Ação Comunitária na Comunidade Indígena do Bananal.

O objetivo da importante ação foi promover a qualidade de vida e reduzir fragilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes. Foram tratados fatores sociais, ambientais, educação, lazer, cultura e serviços essenciais. O público alvo foi à comunidade do Bananal.

No resumo da ação foram realizados 22 atendimentos técnicos, 19 cadastros novos do Cadastro Único, 76 crianças atendidas com atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

Os serviços oferecidos pela SEMSA foram:

- Sala de Vacina

•Vacinação (Enfermeira Lanna e técnica de enfermagem Jardeane);

•Médico (Consulta em geral);

•Enfermagem (Teste rápido, coleta de PCCU, pré-natal, puericultura);

•Odontólogo (Técnicas de escovação, aplicação de flúor);

- Palestras

•Hábitos alimentares (Dr. Deyne Morais);

•Câncer de mama (Enfermeira Geisa);

•Câncer de colo de útero (Enfermeira Paula);

•Técnicas de escovação (Dr. Jallef Costa e Camilla Lago);

•A importância da autoestima para as mulheres (Psicóloga Ana Cláudia);

As oficinas e atividades realizadas pela SEMAS foram:

•Oficinas com as grávidas (Criança Feliz);

•Atendimento individualizado (Técnicas de referências);

•Atividades com as Crianças (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV);

•Confecção de artesanato (Grupo de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF);

•Atendimentos do Bolsa Família (Cadastro Único);

Por Márcio Coêlho