Notícias

ACONTECEU O 2º ENCONTRO COM PREFEITURA DE PACARAIMA, BANCO DA AMAZÔNIA, SENAR, EMPRESA CONFIANÇAS PROJETO, SEAPA E PRODUTORES RURAIS PARA TRATAR SOBRE CRÉDITO RURAL
15 DE OUTUBRO DE 2019

Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

A Prefeitura de Pacaraima por meio da Secretária de Desenvolvimento Agropecuário - SEMDAP, na pessoa do secretário Marcelo Pereira realizou na quinta-feira, 10/10, às 9h, na Comunidade Indígena do Sorocaima II, o 2º Encontro que tratou sobre Crédito Rural com as lideranças, associações, organizações indígenas e os produtores rurais do município.

O objetivo da reunião foi levar informações para cerca de 160 produtores e esclarecer como funcionam os financiamentos, a documentação necessária, elaboração de projetos, quais os tipos de projetos que podem ser contemplados, quem vai dar suporte para a elaboração dos referidos projetos, ou seja, informar e tirar dúvidas diretamente ao público alvo, que são as lideranças, associações, organizações indígenas e os produtores rurais de como conseguir acessar a liberação dos empréstimos. O secretário da Semdap, Marcelo Pereira enfatizou: “Todos os produtores que estiverem com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura) – DAP podem apresentar projetos”.

Estiveram participando do evento: o vice-prefeito de Pacaraima, Rodolfo Fernandes, a senhora Poliana, que é Gerente de Agronegócio do Banco da Amazônia, o diretor do departamento de cultura da prefeitura, Willa Santos, o senhor Josivaldo (representante da empresa Confianças Projeto), o secretario municipal de assuntos indígenas de Pacaraima – Semai, Arlindo Lima, os técnico da Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa, senhores Valério e Waner. Mais os representantes das organizações indígenas Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima - Alidcirr, Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima - Sodiur, Organização dos Professores Indígenas de Roraima - Opir e a Cooperativa Agropecuária Indígena de Pacaraima - Coop ' Agi.

Também participou do encontro a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, composta pela senhora Janaina e Joyce, que tratou da questão das capacitações no ano vindouro e ficaram definidos os seguintes cursos: Bovinocultura, Gestão de Propriedades Rurais, Produção de Mudas Frutíferas, Artesanato com Fibra de Buriti e Avicultura. E ficaram ainda três de reserva, entre os quais, o de Inseminação Artificial.

Após a reunião foi realizada uma visita técnica na propriedade do produtor de hortifrutigranjeiros, Tony Macuglia, no bairro Supai, na sede de Pacaraima.

Por Márcio Coêlho