Notícias

COMEÇAM NA SEGUNDA-FEIRA AS AÇÕES EM TORNO DO OUTUBRO ROSA EM PACARAIMA
07 DE OUTUBRO DE 2019

Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

A Prefeitura de Pacaraima por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA inicia nesta segunda-feira, 07/10, a partir das 8h, no terminal rodoviário Rubens Cabral de Macêdo, as ações em torno do Outubro Rosa.

A equipe da SEMSA realizará uma caminhada pelas ruas da cidade. Na ocasião irão convidar mulheres da população pacaraimense, para atendimentos nos próximos dias 15/10, na Unidade de Referência da Família - URF, que está funcionando temporariamente no Hospital Délio de Oliveira Tupinambá. E no dia 23 de outubro, na Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro Suapi. O evento encerrará na quadra Quadra Cultural e Esportiva Thelma Tupinambá.  

O objetivo é orientar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

Informando ainda que no dia 23/10, na UBS/Suapi, haverá também atendimento odontológico.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo especialistas, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

História

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Por Márcio Coêlho