DOMINGO (06/10) ACONTECE EM PACARAIMA A ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES QUE TRABALHARÃO NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS
04 DE OUTUBRO DE 2019

No domingo (6/10), Pacaraima vai eleger os conselheiros tutelares que vão trabalhar pelos próximos quatro anos em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A Eleição é realizada pelo Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes – CMDCA, com o apoio da Prefeitura de Pacaraima por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS.

As urnas serão de lonas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). A eleição acontecerá das 8h às 17h. Os 10 candidatos disputarão 5 vagas para atuarem no município. Haverá 6 locais de votação.

O voto para conselheiro tutelar é facultativo. Poderão votar todos os eleitores em situação regular até 15 de julho. Portanto, quem tirou o título ou transferiu pra Pacaraima, após essa data, não poderá votar.

A importância do Conselho Tutelar em todos os municípios do Brasil, está relacionada à defesa da criança e adolescente, no que diz respeito à violação de seus direitos. O trabalho do conselheiro é atuar em cada região da comunidade ouvindo o cidadão que tiver alguma demanda relacionada à violação de direito, por exemplo, na área de educação, saúde ou mesmo situações em que uma criança esteja sofrendo abuso ou maus-tratos, levando essa demanda aos órgãos da rede de proteção.

Onde votar

Em Pacaraima, as seções eleitorais estarão concentradas em 6 locais de votação, que poderão ser consultados nos encartes distribuídos na cidade de Pacaraima. Também no banner publicado juntamente a esse texto.

Por Márcio Coêlho