O PROJETO DE ELETRIFICAÇÃO URBANA CONTINUA SENDO REALIZADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACARAIMA NAS RUAS DO CENTRO DA CIDADE
03 DE OUTUBRO DE 2019

Desde junho de 2019 está sendo realizado o projeto de ‘Eletrificação Urbana’ pela Prefeitura de Pacaraima por meio da Secretaria Municipal de Obras.

O objetivo do importante projeto é a melhoria da rede elétrica da cidade, com a substituição de postes de madeiras por postes de concreto. E juntamente, a substituição das luminárias de vapor metálico por luminárias de LED.  LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. Consiste numa tecnologia de condução de luz, a partir de energia elétrica. O LED é um condutor de energia elétrica, que quando energizado, emite luz visível a olho nu. A tecnologia e iluminação LED está presente em diversas ocasiões da vida cotidiana. Atualmente, este sistema é muito comum e mais econômico do que antigos modelos de iluminação. Até o momento já foram substituídos 106 postes de madeiras pelos de concretos e 153 luminárias trocadas.

O prefeito de Pacaraima Juliano Torquato (PRB) informa que o valor total do projeto é na ordem de R$ 994.337,45 (Novecentos e noventa e quatro mil reais, Trezentos e trinta sete reais e Quarenta e cinco centavos), oriundos da Emenda Parlamentar do deputado federal, Jhonatan de Jesus (PRB) e também de contrapartida da Prefeitura Municipal.

“Devido a deficiência de iluminação pública no centro da cidade foi feito a substituição das lâmpadas antigas por luminárias mais potentes. Assim como, os postes de madeira que se encontravam desgastados por causa das intempéries, causando um perigo iminente à população. Isso possibilita uma melhor visibilidade e principalmente segurança aos munícipes. Também levamos em conta a questão da economia de energia.” Disse o Secretário Municipal de Obras, Cláudio Roberto Firmino.

“As lâmpadas que estão sendo retiradas e que estejam em perfeito estado de conservação para uso serão recolocadas nos bairros onde ainda não exista iluminação pública”. Ressalta o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato.

Por Márcio Coêlho