ENCERRANDO O SETEMBRO AMAELO FORAM REALIZADOS EVENTOS NO SÁBADO EM TORNO DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
01 DE OUTUBRO DE 2019

A Prefeitura Municipal de Pacaraima por meio da Secretaria de Saúde – SEMSA e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-I realizou no sábado, 28/09, o encerramento do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Na ocasião seria realizada a 4ª Caminhada Pela Vida, mas por causa da chuva não foi possível. Porque entre os participantes tinham vários idosos e crianças,

O evento teve a concentração na quadra Telma Tupinambá, às 8h.

O objetivo do mês de prevenção ao suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução. Portanto, o principal objetivo foi atrair a atenção do público sobre o tema que ainda é pouco debatido, o suicídio.

A população recebeu esclarecimentos sobre os serviços oferecidos pelo município de Pacaraima no que diz respeito a esse problema tão grave, através de: Palestras (por exemplo, como funciona os serviços do CAPS relacionados a prevenção ao suicídio); Atividades físicas (aquecimento e movimento corporal); Dinâmicas; Sorteio de brindes e foi servido Lanches para todos os participantes.

O enfermeiro José Luis Gutierrez Turpo, que foi o coordenador do importante evento disse: “Toda a equipe do CAPS-I está de parabéns, recebemos muitos elogios de vários participantes e acreditamos que este evento foi realizado com sucesso!”.

Por Márcio Coêlho