Notícias

PREFEITURA MUNICIPAL DE PACARAIMA POR MEIO DAS SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO REALIZA A ENTREGA DE MERENDA NAS ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS INDÍGENAS
16 DE SETEMBRO DE 2019

Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

A Prefeitura de Pacaraima por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto - Semecd e da Secretária de Desenvolvimento Agropecuário realizou na quinta-feira, 12/09, nas escolas municipais indígenas: Nova Esperança, Surumu, São Jorge, Taxi I, Taxi II e Contão, a entrega de merenda da Agricultura Familiar.

A ação faz parte da parceria entre a Prefeitura e a Cooperativa Agropecuária Indígena de Pacaraima - Coop ' Agi para fornecimento de alimentos para as escolas e creches municipais. O objetivo principal da parceria é a comercialização dos produtos diretamente dos agricultores do município, que são beneficiados através da referida cooperativa. São 54 cooperados beneficiando cerca de 100 famílias.

O montante total para a merenda escolar é de R$ 160 mil até dezembro de 2019. Desses recursos, no mínimo 30% do valor está sendo aplicado com a Agricultura Familiar, proporcionando que a parceria com a Coop ' Agi desenvolva.

Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A propósito, a verba estava bloqueada por falta de prestação de contas da gestão anterior. No começo da atuação da atual gestão do prefeito Juliano Torquato (PRB), em 2017, foi ajuizada uma ação perante o Ministério Público Federal – MPF e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que administra o PNAE. E retiraram a inadimplência da gestão atual. Desde então, o município de Pacaraima está sendo beneficiado.

Então, os recursos para fornecimento de alimentos para as escolas e creches municipais estão sendo repassados desde 2017 e a Prefeitura Municipal de Pacaraima está fazendo a devida prestação de contas, portanto continuando adimplente. 

O Secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Marcelo da Silva Pereira afirma: ”Hoje a Agricultura Familiar está se estabelecendo dentro do município. E isso fortalece o setor produtivo. Mesmo com todas as dificuldades de infraestrutura. Estamos lutando para desenvolver a parceria com os agricultores familiares”.

O Presidente da referida Cooperativa, Zenilton Francisco Saldanha diz: “A parceria é muito significativa. É um fortalecimento dos agricultores familiares indígenas, pois abastecemos as nossas próprias comunidades. Tal parceria é de muita importância para a comunidade em geral. Uma oportunidade inédita”.

“A logística, transporte e suporte para a distribuição também fica ao encargo da Prefeitura de Pacaraima. Além do fortalecimento da Agricultura Familiar, a parceria com os produtores indígenas de Pacaraima, gera postos de trabalho, portanto renda, que movimenta a economia do município”, ressalta o prefeito, Juliano Torquato.

Márcio Coêlho

OUTRAS NOTÍCIAS

Educação   28 DE AGOSTO DE 2018
Comunicado   08 DE MARÇO DE 2019
Cultura   22 DE FEVEREIRO DE 2018
Cidadania   29 DE JUNHO DE 2018
Cidadania   07 DE FEVEREIRO DE 0018
Aviso   12 DE AGOSTO DE 2018