NO DIA 28 DE SETEMBRO (SÁBADO) SERÁ REALIZADA A 4ª ‘CAMINHADA PELA VIDA’ – SETEMBRO AMARELO
16 DE SETEMBRO DE 2019

A Prefeitura Municipal de Pacaraima por meio da Secretaria de Saúde - SEMSA, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-I realizará no dia 28/09, dentro do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a 4ª Caminhada Pela Vida.

A inscrição está sendo realizada no CAPS-I, localizado na rua Eduardo Viana s/nº, Vila Nova. Para efetivá-la o interessado deve doar 1 Kg de alimento não perecível. E ao realizar a inscrição, o participante ganhará uma camisa que será entregue na caminhada.

SETEMBRO AMARELO - É uma campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio no Mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte entre os jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário. Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário.

Desde 2015 o mês de Setembro busca a conscientização e a prevenção do suicídio. É uma campanha Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Por esse motivo, a população necessita de esclarecimentos sobre tal serviço oferecido pelo município de Pacaraima.

O objetivo do mês de prevenção ao suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

O Setembro Amarelo busca salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu. “Essa caminhada é para chamar a atenção da população para a questão do suicídio. A gente percebe que 90% dos casos podem ser revertidos”. Afirma o enfermeiro José Luis Gutierrez Turpo, coordenador e responsável pela organização da 4ª Caminhada Pela Vida, em 2019.

O evento de concentração vai ser na quadra de esportes Telma Tupinambá, às 8h. O início da caminhada está marcado para começar às 8h30.

Serviço: 4ª Caminhada Pela Vida 2019 – Setembro Amarelo

Quando: 28/09/2019 - (sábado)

Local: Quadra de esportes Telma Tupinambá

Horário da concentração: 8h