VAI INICIAR AS AULAS DE ZUMBA NA QUADRA COBERTA TELMA TUPINAMBÁ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 18/09, ÀS 19H
13 DE SETEMBRO DE 2019

A Prefeitura Municipal de Pacaraima – PMP, através do Departamento de Cultura vai realizar a primeira aula inaugural de Zumba, com materiais de treino funcional, na próxima quarta-feira, 18/09, às 19 h, a quadra poliesportiva Telma Tupinambá, localizada na rua Monte Roraima esquina com a rua Paramaribo, no bairro Vila Nova, na sede do município.

Na ocasião, haverá a entrega de camisetas, para as 50 primeiras pessoas que chegarem para participarem do evento.

O prefeito Juliano Torquato (PRB) confirmou presença e prestigiará a aula inaugural: “O esporte é muito importante para manter a saúde. E também é uma opção de lazer para a sociedade como um todo.” Disse.

As aulas de Zumba faz parte do projeto Movimente-se Pacaraima, apresentado pelo Departamento de Cultura, que tem como titular, Willa Santos Melo.

.A prática de atividade física é de suma importância na prevenção e recuperação de diversas doenças, a mesma vem repleta de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Em relação ao musculo esquelético, auxilia na melhora da força, do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecendo ossos e articulações. Na saúde relacionada a física, a prática de atividades auxilia na perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol que é considerado o "colesterol bom". Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. A pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa inserindo alguma atividade física em seu cotidiano, provoca uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Em relação a saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse e também auxilia na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.

A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. Exercícios físicos regulares podem aumentam a expectativa de vida e retardam o surgimento de doenças, regulariza o sono, diminui o stress físico e mental e tantos outros benefícios.

O referido projeto busca movimentar e conscientizar os moradores do município de Pacaraima sobre a importância da pratica de atividades físicas a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população, desenvolvendo ações como danças e exercícios funcionais que visem promover a saúde de maneira descontraída e efetiva.

Objetivos Específicos:

•             Promover o bem-estar;

•             Promover a interação social da população;

•             Fortalecimento muscular;

•             Equilíbrio;

•             Mobilidade física;

•             Melhoria da capacidade funcional

O Público alvo são os moradores do município de Pacaraima de ambos os sexos, com idades a partir de 16 anos. Observação: menores de idade acompanhado do responsável.

Atividades a serem desenvolvidas:

•             Dança de diversos ritmos

•             Treinamento funcional

•             Exercícios localizados

•             Treinamento hiit

Cronograma: (Sujeito a alterações)

Segunda-feira: Dança e treinamento funcional

Terça-feira: Exercícios localizados e treinamento hiit

Quarta-feira: Dança e treinamento funcional

Quinta-feira: Exercícios localizados e treinamento hiit

Resultados a serem obtidos

Objetiva-se com o projeto a efetivação da comunidade em geral na busca por uma melhor qualidade de vida, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, osteoporose, entre outras.

A professora que ministrará as aulas será Polyana Costa.