Prefeitura de Pacaraima

PREFEITURA DE PACARAIMA RECEBE O TROFÉU DE CERTIFICAÇÃO DO SELO UNICEF

Publicado em: 02/07/2021
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO — Foto:

PREFEITURA DE PACARAIMA RECEBE O TROFÉU DE CERTIFICAÇÃO DO SELO UNICEF

Na manhã desta sexta-feira (27/07/2021). A Prefeitura de Pacaraima recebeu a certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.

O papel do Selo UNICEF é estimular o município para otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência, em diálogo com os governos estaduais e federal. A metodologia estimula e ajuda o município a construir um planejamento de acordo com as prioridades locais, de forma coordenada e intersetorial com as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e a rede de proteção da criança e adolecente, com o foco em resultados concretos.

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF contou com a adesão espontânea de 1.924 municípios de 18 estados da Amazônia Legal brasileira e do Semiárido, que se comprometeram a priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas, com metas e indicadores claros. Desses, 473 municípios foram certificados.

Pacaraima foi um dos 4 municípios no Estado de Roraima, a receber a certificação do Selo UNICEF.

O Munícipio também recebeu o Certificado de Reconhecimento Público pela Plataforma da Busca Ativa Escolar, que é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. Foi desenvolvida pelo UNICEF em parceria com Undime, Congemas e Conasems.

A iniciativa Busca Ativa Escolar é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

A Estratégia da Busca Ativa, vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD), como ferramenta de mitigação da evasão escolar e tem apresentado resultados satisfatórios desde 2017, que rendeu ao município, a referida certificação.

#PrefeituraDePacaraima

#SEMECD