Notícias

CONSELHO TUTELAR DE PACARAIMA REALIZARÁ O LANÇAMENTO DA CAMPANHA ‘FAÇA BONITO’ NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA SEGUNDA-FEIRA (18/05)

Publicado em: 15/05/2020
Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

CONSELHO TUTELAR DE PACARAIMA REALIZARÁ O LANÇAMENTO DA CAMPANHA ‘FAÇA BONITO’ NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA SEGUNDA-FEIRA (18/05)

A Prefeitura de Pacaraima por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social através do Conselho Tutelar realizará na segunda-feira, dia 18 de maio, o lançamento do projeto de âmbito nacional, o *“Faça Bonito”* que comemora em 2020, os 30 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A proposta do “Faça Bonito” é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Em Pacaraima, o tema, intitulado neste ano em Exercício é *“Quem não denuncia, também violenta”,* que trata de maneira educativa o assunto da violência sexual contra crianças e adolescentes. Com o projeto, a prefeitura pretende sensibilizar a sociedade em geral no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, conscientizando a todos sobre a importância de proteger essa parcela social.

A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Por que o Dia 18 de Maio?

A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, quando conquistou a aprovação da Lei nº 9.970/2000. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A Violência Sexual pode ocorrer de duas formas:
 

Abuso Sexual - É a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio;

Exploração Sexual - É o uso sexual de criança ou adolescente para obter lucro, troca ou vantagem. Expressa-se de quatro formas: prostituição, pornografia, tráfico e turismo sexual. Trata-se de um fenômeno mundial, que atinge em especial o sexo feminino, mas não apenas.

Como Denunciar:

Conselho Tutelar de Pacaraima: (95) 99120-8104.

Polícia Militar de Roraima em Pacaraima: (95) 99162-2845.

Disque Direitos Humanos: 100

Por Márcio Coêlho

#ConselhoTutelar

#PrefeituradePacaraima
#SecretariadeAssistenciaSocial
#PrefeitoJulianoTorquato
#JuntosReconstruindoPacaraima