REALIZADA MAIS UMA CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PACARAIMA
07 DE FEVEREIRO DE 2020

Dando continuidade a uma série de capacitações a Prefeitura de Pacaraima por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA realizou na quarta-feira, 05/02, a Capacitação para Operacionalização do Aplicativo E-SUS Atenção Básica – E–SUS AB, direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, com carga horária de 8 horas. Pela manhã o encontro aconteceu na Academia de Saúde e a tarde, na sede da Secretária.

A abertura do encontro foi realizada pela Secretária Municipal de Saúde, Amanda Torquato Guimarães e pelo Coordenador da Atenção Básica, enfermeiro Antonio Marques.

O objetivo foi informar os agentes sobre a estratégia do Departamento da Atenção Básica para reestruturar o sistema de informação. A ação significa o cadastro de cada cidadão e a sua integração no sistema, centralizando as informações do cidadão para que sejam acessadas sempre que necessário.

Também foi repassado aos ACS sobre a nova forma do novo financiamento do Ministério da Saúde aos municípios.

O evento contou com a presença do palestrante Cesar da Silva que orientou e tirou dúvidas dos agentes sobre os cadastros e fichas digitais a serem realizados. Além da certificação também foram entregues tablets.

O prefeito Juliano Torquato (Republicanos) esteve prestigiando a importante capacitação e disse: “A implementação dessa ferramenta abre um leque de possibilidades dentro da gestão da saúde”.

“O uso de tablets possibilitará não apenas a agilidade no trabalho dos agentes, mas também na melhoria das informações que chegam para a Secretaria Municipal de Saúde, onde analisamos caso a caso, para tomarmos as devidas providências”, ressalta a Secretária Municipal de Saúde, Amanda Torquato Guimarães.

Por Márcio Coêlho

#PrefeitoJulianoTorquato