CONSELHEIROS TUTELARES DE PACARAIMA TOMARAM POSSE PARA MANDATO ATÉ 2024 NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA

Publicado em: 10/01/2020

Na tarde de sexta-feira, 10/01, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Pacaraima – CMDCA deu posse aos 05 Conselheiros Tutelares e aos suplentes eleitos durante as eleições comunitárias realizadas em outubro de 2019 e vão trabalhar pelos próximos quatro anos. O mandato vai de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024. A solenidade foi no palácio Francisco Fernandes de Sousa, sede do Legislativo pacaraimense.

As autoridades locais que estiveram prestigiando e que também compuseram a mesa do evento: o Vice-Prefeito, Rodolfo Fernandes (Sem Partido), a Secretária Municipal de Assistência Social – SEMAS, Izabel Sampaio e o Presidente do CMDCA/Pacaraima, pastor José Raimundo Santana da Silva. Também marcaram presenças ex-Conselheiros Tutelares, familiares e membros da sociedade civil.

Os Conselheiros Tutelares que tomaram posse: Valdenora de Oliveira Monteiro Maia, Robson Feitosa Alves, Elizandra Souza da Silva, João Paulo da Silva Maia e Karina Tagla Silva dos Prazeres.

A importância do Conselho Tutelar em todos os municípios do Brasil está relacionada à defesa da criança e adolescente, no que diz respeito à violação de seus direitos. O trabalho do conselheiro é atuar em cada região da comunidade ouvindo o cidadão que tiver alguma demanda relacionada à violação de direito, por exemplo, na área de educação, saúde ou mesmo situações em que uma criança esteja sofrendo abuso ou maus-tratos, levando essa demanda aos órgãos da rede de proteção. A legislação prevê que em cada município brasileiro tenha um conselho a serviço da população.

Como a Prefeitura de Pacaraima é mantenedora do órgão no município, é através dela que se adquire junto ao Governo Federal os equipamentos essenciais ao seu pleno funcionamento, tais como, novos veículos, equipamentos eletroeletrônicos, materiais de escritório e mobiliários em geral. O órgão é administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Conselho Tutelar de Pacaraima funciona no seguinte endereço Rua Francisco H. Campos da Silva s/nº, Vila Nova. O atendimento vai de segunda-feira à sexta-feira, em horário comercial, das 08h às 12h e das 14h às 18h e sobreaviso. E possui um Disque Denúncia através de mensagens por Whatsapp ou chamadas: (95) 99120-8104.

Por Márcio Coêlho

#PrefeitoJulianoTorquato