SEMANA DO BEBÊ
19 DE NOVEMBRO DE 2019

A Prefeitura de Pacaraima através da iniciativa da Secretaria Municipal Assistência Social – Semas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – Semsa e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - Semecd, contando ainda com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cmdca e da Comissão do Selo Unicef, visando uma ação intersetorial realizará a ‘Semana do Bebê’, a partir do dia 25 de novembro (segunda-feira).

O evento será realizado por meio do Programa Criança Feliz – PCF e proporcionará uma semana para esse público, com ações voltadas às gestantes e as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, com idade de 0 a 3 anos e também beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC, com crianças de 0 a 6 anos.

Vale ressaltar a importância da primeira infância no desenvolvimento das crianças. A primeira infância vai do nascimento até 6 anos de idade. É nessa fase da vida que a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestimas necessárias para independência econômica e no preparo para a vida familiar.

Pensando sobre a importância dessa etapa da vida, é que se instituiu a “Semana do Bebê”, como uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef e municípios.

O principal objetivo é tornar o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento integral da criança prioridade na agenda dos municípios brasileiros, proporcionando as gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde.

A agenda do evento prossegue até sexta-feira, 29/11.

Confira a programação da SEMANA DO BEBÊ:

Segunda-feira (25/11/2019)

ABERTURA OFICIAL DO EVENTO

·         8h - Abertura do evento na quadra coberta Telma Tupinambá;

·         Composição da mesa de autoridades (Prefeito, Secretária Municipal de Assistência Social, Secretário Municipal de Educação, Secretária Municipal de Saúde, Presidente do CMDCA e Presidente da Câmara);

·         8h30min - Explanação do tema Semana do Bebê (Supervisora do Programa Criança Feliz)

·         Lançamento do concurso de fotos de mãe e filho que demonstrar maior vínculo afetivo e do “Bebê Prefeito”, entrega do regulamento dos concursos;

·         9h - Deslocamento para a caminhada nas vans disponibilizada pela Semsa;

·         9h30min - Realização da caminhada com mães e bebês em seus carrinhos, com intuito de divulgar a importância da primeira infância (Trajeto: Rua Antonio Seabra, principal do Centro – Saída: Banco do Brasil até o Supermercado Mercabox).

·         Panfletagem dos serviços ofertados pelo PCF;

10h - Retorno para a quadra coberta Telma Tupinambá.

Terça-feira (26/11/2019)

ENCONTRO DAS GESTANTES (SEMAS/CRAS/PCF)

·         8h - Acolhida das convidadas no Centro de Referência de Assistência Social/CRAS;

·         8h30min - Oficinas de brinquedos com materiais recicláveis (Confecção de brinquedos lúdicos junto com as mães);

·         9h30min - Roda de Conversa sobre a importância da primeira infância (Com depoimento de mães sobre o programa PCF);

·         Contação de Histórias;

·         Pintura de desenhos;

·         10h30min - Coffee Break;

11h – Encerramento.

Quarta-feira (27/11/2019)

DEBATE NA CRECHE MUNICIPAL JÉSSYCA CHRISTINE CARVALHO DA CRUZ (SEMECD)

·         15h - Acolhida dos convidados;

·         15h30min - Apresentação, debate e discussão do documentário: O Começo da Vida. (Convite aos Pais);

·         16h30min – Encerramento;

Coffe Breack: Pipoca com Suco no decorrer do debate.

Quinta-feira (28/11/2019)

PALETRA NA ACADEMIA DE SAÚDE DO NASF/SUAPI (SEMAS/ PCF/SEMSA)

·         8h - Recepção dos convidados na Academia de Saúde do NASF/ Suapi;

·         8h30min - Palestra sobre Higiene do Bebê (Enfermeira Débora Crys);

·         9h - Entrega de fraldas descartáveis (PCF);

9h30min - Encerramento com Coffee Break aos participantes (SEMSA).

Sexta-feira (29/11/2019)

ENCERRAMENTO OFICIAL DO EVENTO DA SEMANA DO BEBÊ

·         8h - Composição da mesa de autoridades para encerramento da Semana do Bebê, na quadra Coberta Telma Tupinambá;

·         8h30min - Apresentação do panorama de atividades da semana;

·         9h - Resultado dos concursos avaliado pelo comitê Gestor do PCF;

·         9h30min - Entrega do título do “Bebê Prefeito”.

·         10h - Entrega da premiação para os 3 primeiros colocados no concurso de fotos;

·         Entrega de certificados de participação;

Evento cultural e brincadeiras lúdicas.

Por Márcio Coêlho