SERÁ REINAUGURADA A UNIDADE DE REFERÊNCIA DA FAMÍLIA MARIA DOS ANJOS PIMENTEL GUERREIRO EM PACARAIMA NA QUINTA-FEIRA (31/10) ÀS 8H
30 DE OUTUBRO DE 2019

O prefeito Juliano Torquato (Republicanos) reinaugura na quinta-feira, 31/10, a Unidade de Referência da Família – URF, que passou recentemente por reformas na sede do município. A unidade de saúde será denominada numa homenagem à matriarca Maria dos Anjos Pimentel Guerreiro (In Memorian). A solenidade está prevista para iniciar às 8h e será servido um café da manhã.

A Secretaria Municipal de Saúde – Semsa por meio da URF disponibilizará para a população pacaraimense: salas de vacinas, agendamentos, preventivos, pré-natal, triagem, referência (para atendimento em Boa Vista – pediatria e adulto) e contra-referência, de programas de tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis, entre outras), teste do pezinho, cadastro e impressões do cartão do Sistema Único de Saúde - SUS.

A unidade agora vai contar com um sistema de informatização, prontuários eletrônicos, com agendamentos via telefone, que proporcionará mais comodidade aos usuários.

A unidade reformada atenderá pacientes residentes no município de Pacaraima, indígenas e não indígenas. Assim como, os imigrantes venezuelanos, que são 80% da demanda atual, a Unidade de Referência da Família teve um aumento significativo da demanda de usuários, por causa da crise migratória venezuelana. A população do município de Pacaraima totaliza aproximadamente 16 mil pessoas.

O valor total para a reforma da URF foi no valor de R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais) oriundos do Ministério da Saúde, através da emenda parlamentar nº 10510003, do ex-deputado federal, Luciano Castro (PR), no ano de 2014. Desse montante a gestão anterior gastou R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais) com reformas.

A gestão do prefeito Juliano Torquato fez o possível para que as verbas não retornassem ao Ministério da Saúde.  A equipe trabalhou para alimentar o sistema e conseguiu reativar os recursos para efetivar a reforma completa da URF. No início de 2019 foi aberto o processo licitatório para a reforma e no dia 20 de fevereiro de 2019 começaram as obras com a Ordem de Serviço, através da empresa BV8 Construções e Serviços Ltda – ME.

A atual gestão municipal investiu R$ 240.000,00 (Duzentos e quarenta mil reais), mais a contrapartida nos serviços de reforma da URF, que fica localizada na rua Ester de Oliveira Seabra s/nº, no bairro Vila Nova.

A URF não passava por uma reforma há 12 anos, tal fato fez com que as estruturas ficassem precárias.

“A reforma da URF proporcionará aos profissionais da saúde e aos usuários do SUS um ambiente acolhedor e totalmente salubre para o bom desempenho das atividades diárias. Será referência para as demais unidades de saúde. Também funcionará a Central de Abastecimento Farmacêutico e a Rede de Frio, cuja finalidade é assegurar o bom funcionamento da cadeira de frio, isto é, o processo logístico aplicado à conservação adequada dos imunobiológicos, garantindo a preservação de suas características originais, como preconizado pelo Ministério da Saúde” disse a Secretária Municipal de Saúde, Amanda Torquato.

A obra foi entregue à Semsa no mês de julho, para equipar e preparar o prédio para a reinauguração. A unidade de saúde reabrirá com 03 consultórios médicos, 02 consultórios odontológicos e 01 consultório de enfermagem, também uma farmácia, que estará devidamente suprida de medicamentos, entre outras dependências administrativas e de apoio, todas climatizadas. Os banheiros foram reformados e ampliados, com acessibilidade para Pessoa com Deficiência - PcD. A propósito, a URF ganhou também um gerador de energia próprio, para suprir a demanda quando faltar, devido as constantes quedas de energia no município de Pacaraima.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde e a Câmara Municipal de Pacaraima fizeram parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer e com a Secretaria Municipal de Assistência Social - Semas, e em comemoração ao encerramento do Outubro Rosa e a abertura do Novembro Azul, meses que são marcados pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata ofertarão durante todo o dia:

- Exame clínico das mamas (Liga Roraimense de Combate ao Câncer);

- Ginecologista (Liga Roraimense de Combate ao Câncer);

- Consultas médicas e de enfermagem (Em especial aos homens);

- Testes rápidos (Enfermagem);

- Coleta de preventivo (Enfermagem);

- Esmaltação (CRAS/Programa Criança Feliz);

- Design de Sobrancelhas (CRAS/Criança Feliz)

O prefeito de Pacaraima afirma “A URF é de suma importância para os munícipes que buscam um atendimento eficaz e com qualidade, proporcionando também comodidade, segurança. E sempre buscaremos melhorias na saúde pública do município de Pacaraima“

Por Márcio Coêlho