Notícias

SEXTA-FEIRA, 25/10, TORNOU-SE UM DIA HISTÓRICO E ÚNICO COM A ENTREGA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS PELA PREFEITURA DE PACARAIMA PARA COMUNIDADES INDÍGENAS
29 DE OUTUBRO DE 2019

Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

Departamento de Tecnologia da Informação — Foto:

Na sexta-feira, 25/10, às 15h30min, no Centro Macunaíma, na comunidade indígena Boca da Mata, a Prefeitura de Pacaraima, na pessoa do prefeito Juliano Torquato (Republicanos), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário – Semdap, através do titular da pasta, Marcelo da Silva Pereira realizou a entrega de máquinas e equipamentos agrícolas que servirão para apoiar e subsidiar a Agricultura Familiar, quanto à mecanização, beneficiamento e comercialização da produção nas comunidades indígenas de Pacaraima.

O objetivo da importante ação é atender as demandas das três regiões: Médio São Marcos, Alto São Marcos e Região do Surumu/Contão.

Na ocasião também foi realizado o lançamento da safra agropecuária do município de Pacaraima 2019/2020.

Ressaltando que a ação foi possível através de Emenda Parlamentar dos deputados federais: Jhonatan de Jesus (Republicanos), Édio Lopes (PL), Hiran Gonçalves (PP) e do ex-deputado federal, Abel Mesquita, no valor de R$ 800 mil.

Antes do início da solenidade oficial o prefeito Juliano Torquato juntamente com o Secretario Municipal de Assuntos Indígenas – Semai, Arlindo de Lima Fontelles reuniram-se com os líderes indígenas das comunidades agraciadas com o projeto para explicar e definir como seria realizado o uso das máquinas e equipamentos.

O evento contou com a presença do senador Mecias de Jesus, do deputado federal Jhonatan de Jesus, do deputado estadual Gabriel Picanço, além de representantes do governo do Estado de Roraima, nas pessoas dos senhores Emerson Baú, Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa, Márcio Grangeiro, Presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima – Iteraima, do vice-prefeito, Rodolfo Fernandes, vereadores do município e tuxauas de várias comunidades indígenas de Pacaraima.

Para dar as boas vindas, a Tuxaua da Boca da Mata Leoneide, de etnia Macuxi, apresentou aos integrantes da mesa de autoridades e participantes, a dança da felicidade.

O prefeito Juliano Torquato fez a entrega oficial dos implementos e máquinas agrícolas, que vão auxiliar no desenvolvimento da agricultura familiar indígena da região da Terra Indígena São Marcos.

Foram entregues 4 tratores, 4 grades de arado, 4 plantadeiras de mandioca de uma linha e 4 carretas agrícolas com capacidade de carga de 6 toneladas.

O prefeito Juliano Torquato disse que os equipamentos agrícolas irão beneficiar muito na agricultura familiar nas comunidades indígenas do município de Pacaraima. “Agradeço muito ao deputado Jhonatan e ao senador Mecias de Jesus pela parceria, união e força para continuarmos trabalhando em prol do nosso povo”. Ele lembrou que a ação foi também possível através da parceria com outros parlamentares e de um ex-deputado federal.

Todos os discursantes foram unânimes em falar que o momento é histórico e único para o desenvolvimento das comunidades indígenas e do município de Pacaraima.

Para finalizar os representantes das três regiões: Médio São Marcos, Alto São Marcos e Região do Surumu/Contão assinaram os termos de cessão e uso das máquinas e equipamentos agrícolas.

Por Márcio Coêlho      

Fotos – Márcio Coêlho e Gilvan Costa

OUTRAS NOTÍCIAS

Educação   28 DE AGOSTO DE 2018
Comunicado   08 DE MARÇO DE 2019
Cultura   22 DE FEVEREIRO DE 2018
Cidadania   29 DE JUNHO DE 2018
Cidadania   07 DE FEVEREIRO DE 0018
Aviso   12 DE AGOSTO DE 2018